Conteúdo do 3º Ano - 1º Bimestre

 

Olá a todos!!!

    O conteúdo do 3º Ano do Ensino Médio é Lógica e Epistemologia. Vocês podem acessar o Planejamento Estadual neste link. Estarei atualizando o link deste conteúdo regularmente, de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula. Toda a matéria escrita no quadro para o alunado copiar estará sendo disponibilizado.

    Compreendam que o conteúdo escrito em quadro para vocês copiarem é um resumo utilizado como base da apresentação do professor. Coloco no quadro os conteúdos mais importantes para apresentar uma aula de filosofia, tendo que deixar de lado algumas coisas e explicá-las apenas oralmente.

    A parte da matéria que não coloquei no quadro, mas é considerado conteúdo importante para a compreensão do alunado, estarei colocarei aqui para vocês lerem e apropriarem-se desses conceitos que apenas mencionei oralmente. Portanto, o conteúdo com fundo em azul esverdeado, não deixa de ser importante.

 

Aula Inicial

    A aula inicial normalmente é utilizada para inspirar os alunos no novo ano letivo, então nenhuma matéria de cair em prova foi colocada no quadro.

    Porém, nem todos as turmas tiveram esta "aula inicial", pois não tiveram tantas aulas e precisei de ir direto ao conteúdo.

    Nesta aula inical, eu busquei mencionar que a Lógica é uma ciência formal. Quando falamos que a Lógica não é uma ciência, é porque não lida com conhecimentos objetivos, e sim que o estudo da Lógica é um instrumento para as próprias ciências.


Aula 1

    A lógica é uma área da filosofia em que se estudam os raciocínios ou argumentos. De modo geral, podemos dizer que a preocupação principal dos estudiosos dessa disciplina concentra-se na relação que se estabelece, quando raciocinamos, entre o que sabemos, ou colocamos como hipótese (o ponto de partida), e aquilo que concluímos (o ponto de chegada).

    O que geralmente chamamos de raciocínio, a denominação mais específica e técnica é inferência. Inferir quer dizer “chegar a algum juízo ou ideia a partir de outros juízos ou ideias”.

    Assim, para o lógico interessa saber se a conclusão de um raciocínio constitui realmente uma consequência dos dados conhecidos e utilizados ou das hipóteses levantadas. Quando isso ocorre, temos razões que conduzem validamente à conclusão desse raciocínio, de tal maneira que essa conclusão pode estar adequadamente justificada.

    Por isso, a lógica – ao mesmo tempo que atualmente se constitui em uma área de investigação filosófica – é um instrumento importante no estudo e na prática da filosofia. Recorde que, para filosofar, precisamos justificar tudo o que dizemos.

Raciocínios e argumentos

    Pensar, raciocinar e argumentar são, enfim, experiências básicas de nossa existência e vale a pena filosofar sobre elas. Comecemos então analisando os próprios conceitos de raciocínio e argumento. Temos usado os dois termos quase como sinônimos, mas agora é necessário que façamos uma distinção bem clara entre eles.


Aula 2

    O raciocínio propriamente dito é um processo mental no qual se interconectam ideias para se chegar a algum entendimento, solução ou decisão sobre determinado assunto. Geralmente nem percebemos que estamos raciocinando, mas há momentos em que nos empenhamos em um raciocínio com toda a atenção e intenção.

Proposição: Enunciado declarativo ou aquilo que é declarado, expresso ou designado por tal enunciado.

Juízo: Este termo, oriundo da linguagem jurídica, possui quatro significados principais: I a faculdade de distinguir e avaliar
ou o produto ou o ato desta faculdade, bem como sua expressão; 2° uma parte da lógica; 3 e em relação a uma proposição, ato de assentir, discordar, afirmar ou negar; 4 e operação intelectual de síntese que se expressa na proposição.

Raciocínio: Qualquer procedimento de inferência ou prova; portanto, qualquer argumento, conclusão, interência, indução, dedução, analogia

Raciocínio indutivo: parte de premissas particulares para chegar a conclusões universais.


Raciocínio dedutivo: parte de premissas universais para chegar a conclusões particulares.



Aula 3

Verdade e Validade: a distinção entre forma e conteúdo nos abre as portas para a compreensão de outros dois conceitos fundamentais em lógica: validade e verdade.

Observe, portanto, que verdade e validade são dois conceitos totalmente distintos. Em lógica sempre que falamos em:

• verdadeiro ou falso – estamos nos referindo ao conteúdo das proposições. Por exemplo:
“todo ser humano é mortal” é uma proposição verdadeira; “Meu cão é um ser humano” é uma proposição falsa. Pertence, portanto, ao contexto da descoberta das proposições, isto é, ao processo que leva à sua concepção e aceitação (cf. Salmon , Lógica, p. 24);

• válido ou inválido – estamos considerando as relações formais estabelecidas entre as premissas e a conclusão de um argumento. Por exemplo: o argumento E 3 é válido; o argumento E 5 é inválido.
Pertence, portanto, ao contexto da justificação dos argumentos, isto é, ao processo de correção


O conceito de validade definido até aqui refere-se aos raciocínios ou argumentos dedutivos, pois é deles que estamos tratando primeiramente. Mais adiante, estudaremos também os argumentos indutivos (já abordados na seção Analisando a situação), nos quais os termos técnicos “válido” e “inválido” não se aplicam em um sentido estrito.


Repare que podemos ter:
1. Argumentos válidos, com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira;
2. Argumentos válidos, com premissas falsas e conclusão falsa;
3. Argumentos válidos, com premissas falsas e conclusão verdadeira;
4. Argumentos inválidos, com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira;
5. Argumentos inválidos, com premissas verdadeiras e conclusão falsa;
6. Argumentos inválidos, com premissas falsas e conclusão falsa; e
7. Argumentos inválidos, com premissas falsas e conclusão verdadeira.
Mas não podemos ter:
8. Argumentos válidos, com premissas verdadeiras e conclusão falsa.

Aula 4

1. O que você entende por raciocínio?
 
2. Comente a noção de consequência lógica e sua importância para os estudos lógicos.
 
3. Com base em nossos estudos, quando há um debate sobre algum tema, as pessoas apresentam raciocínios ou argumentos? Justifique.
 
4. Identifique as premissas e a conclusão de cada um dos seguintes argumentos:
 
a) Não é um bom momento para comprar imóveis, pois a demanda é grande, a oferta é pouca e os preços estão no céu.

b) O ser humano não é completamente livre, tendo em vista que, apesar de ser racional, está sujeito às suas necessidades animais.

 

Aula 5

    O objeto de estudo da lógica é a proposição que exprime por meio da linguagem os juízos formulados pelo pensamento (atribuição de um predicado a um sujeito) e seu encadeamento constitui um raciocínio que se exprime por silogismos.

    Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar.

                O Quadrado dos Opostos

    Observe que as proposições são apenas exemplos que julgamos como verdadeiras ou falsas. Temos proposições Universais Afirmativas, Universais Negativas, Particulares Afirmativas e Particulares Negativas.



Aula 6


5. (Vunesp/TJ-SP) Sabendo que é verdadeira a afirmação "Todos os alunos de Fulano foram aprovados no concurso", então é necessariamente verdade:

a) Fulano não foi aprovado no concurso.

b) Se Roberto não é aluno de Fulano, então ele não foi aprovado no concurso.

c) Fulano foi aprovado no concurso.

d) Se Carlos não foi aprovado no concurso, então ele não é aluno de Fulano.

e) Se Elvis foi aprovado no concurso, então ele é aluno de Fulano.

 

6. (FGV/TJ-AM) Dona Maria tem quatro filhos: Francisco, Paulo, Raimundo e Sebastião.

A esse respeito, sabe-se que:

I. Sebastião é mais velho que Raimundo.

II. Francisco é mais novo que Paulo.

III. Paulo é mais velho que Raimundo.

 

Assim, é obrigatoriamente verdadeiro que:

a) Paulo é o mais velho.

b) Raimundo é o mais novo.

c) Francisco é o mais novo.

d) Raimundo não é o mais novo.

e) Sebastião não é o mais novo.

 

7. (UEMA) O silogismo determina um argumento, formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que organiza a forma de pensar. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) utilizou esse método nos estudos da argumentação lógica.


Vejamos exemplo de um silogismo.

• Todo brasileiro é sul-americano.
• Todo nordestino é brasileiro.
• Logo, todo nordestino é sul-americano.

Como é classificado esse tipo de silogismo?

a) Indução
b) Dedução
c) Conjunção
d) Disjunção
e) Bicondicional


8. (UFU) Silogismo. Essa palavra, que na origem significava cálculo, era empregada por Platão como raciocínio em geral e foi adotada por Aristóteles para indicar o tipo perfeito do raciocínio dedutivo, definido como um discurso em que, postas algumas coisas, outras se seguem necessariamente. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Benedetti, I. C. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Adaptado)

Considerando-se a definição de silogismo, assinale a alternativa que indica sua interpretação correta.

a) A conclusão pode contrariar todas as premissas.
b) O silogismo só conduz a conclusões hipotéticas.
c) A conclusão é sempre resultado das premissas.
d) A dedução é inaplicável ao silogismo categórico.
 


Aula 7

9. Como Aristóteles entendia o papel da lógica no contexto da busca de conhecimento?


10. Em que consiste a diferença entre um argumento válido e um argumento correto?


11. Crie uma proposição de tipo A, usando os termos “cidadão” e “protegido pela Constituição”. Depois transforme essa proposição em E, I e O.


12. Encontre as proposições que podem ser relacionadas logicamente entre si, identificando as relações que se estabelecem entre cada par (contrária, contraditória etc.):

I. Toda criança necessita de seus pais.

II. Alguns indivíduos não experimentam a piedade compassiva.

III. Nenhuma criança precisa dos pais.

IV. Todo ser humano tem compaixão.

V. Os genitores não são necessários para alguns de seus filhos.

VI. A compaixão encontra-se em algumas pessoas.


Aula 8

Acesse aqui a Correção das atividades de Lógica do 1º Bimestre.


Aula 9

Aplicação do Teste Preparatório para a Avaliação Formativa da S.E.E./M.G. do próximo bimestre.


Aula 10

Aula no Laboratório de Informática para os alunos pedirem isenção na taxa de inscrição para o ENEM 2023.

Atualizado em 26/04/2023.

 


Fontes do professor e recomendações bibliográficas para alavancar o estudo de Lógica de vocês:




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