Conteúdo do 1º Ano - 1º Bimestre


Olá a todos!!!

O conteúdo do 1º Ano do Ensino Médio é Tempo e Espaço. Vocês podem acessar o Planejamento Estadual neste link.

Considerando o Plano de Curso da SEE/MG, estamos como fonte bibliográfica o livro didático Fundamentos de Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes. Até então (13/03/2023), tivemos em sala de aula conteúdo do capítulo 13 sobre o Pensamento pré-socrático e contexto da cultura e sociedade grega do século V a.C., da página 204 à página 209.

Estamos estudando a referida Unidade Temática de "Tempo e Espaço" no contexto da Grécia Antiga. Estamos estudando o surgimento da democracia ateniense, suas características e diferenças com relação às atuais democracias modernas.

Se você deseja obter uma boa Introdução à Filosofia, a leitura dos capítulos 1 e 13 do livro didático que indiquei são recomendados.

O conteúdo de quadro nas aulas estará sendo publicado nesta página. É importante para diversos aspectos pedagógicos, incluindo melhor eficiência para memorização do conteúdo estudado, a utilização pedagógica pelo professor para leitura e comentário em sala de aula, ajudar ao aluno para lembrar o conteúdo lecionado em determinado dia letivo.

Outras informações vocês podem encontrar no Índice do Professor Thiago. Estas páginas estão em construção.


Aula 1

    Significado da palavra Filo+sofia: Amizade com o conhecimento, que também pode ser traduzido por amigo do saber, amigo da sabedoria, amizade com a sabedoria ou amizade com o conhecimento.

    Os primeiros filósofos surgiram em teritório que hoje é a Turquia, que era ocupado pelos povos helênicos (isto é, gregos). Helena ou helênica é precisamente o nome oficial do país que conhecemos como Grécia, cujo nome oficialmente é República Helênica. É por isso que os próprios gregos não se chamam de gregos, e sim de helênicos.

     Quando afirmamos que a filosofia nasceu na Grécia, devemos tomar esse cuidado e tornar essa afirmação mais precisa. Afinal, nunca houve na Antiguidade um estado grego unificado. O que chamamos de Grécia nada mais era que o conjunto de muitas cidades-estado (pólis), independentes umas das outras e muitas vezes rivais (veja o mapa do mundo grego no século VI a.C.).

    Portanto, no vasto mundo grego, a filosofia teve como berço mais precisamente a cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor (região hoje pertencente ao território da Turquia). caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos a denominação "Escola de Mileto". São eles: Thales, Anaximandro e Anaxímenes.




Aula 2

    Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasceu na Grécia entre os séculos VII e VI a.C., promovendo a passagem do saber mítico (alegórico) ao pensamento racional (logos). essa passagem ocorreu durante longo processo histórico, sem um rompimento brusco e imediato com as formas de conhecimento utilizadas no passado.

    Durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia. essa transição do mito à razão “significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário”.

    O mito se opõe ao logos como a fantasia à razão, como a palavra que narra à palavra que demonstra. Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos, sendo uma argumentação, pretende convencer. O logos é verdadeiro, no caso de ser justo e conforme à “lógica”; é falso quando dissimula alguma burla secreta (sofisma). Mas o mito tem por finalidade apenas a si mesmo. Acredita-se ou não nele, conforme a própria vontade, mediante um ato de fé, caso pareça “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se quer acreditar. O mito, assim, atrai em torno de si toda a parcela do irracional existente no pensamento humano.

 

Aula 3

    Relatando a vida desses deuses e heróis e seu envolvimento com os humanos, criaram uma rica mitologia, isto é, um conjunto de lendas e crenças que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade universal. A mitologia grega é formada por grande número de “relatos maravilhosos” ou lendas que inspiraram e ainda inspiram diversas obras artísticas ocidentais.

    O momento histórico da Grécia antiga em que se afirma a utilização do logos (a razão) para resolver os problemas da vida estaria vinculado ao surgimento da pólis, cidade-estado grega.

    A pólis foi uma nova forma de organização social e política, desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.c., na qual os cidadãos passaram a dirigir os destinos da cidade. entendida como criação dos próprios cidadãos, e não dos deuses, a pólis podia ser explicada e organizada de forma racional, isto é, de acordo com a razão.


Aula 4

Debate em praça pública

    Uma das características das cidades-estado gregas – especialmente Atenas – era a prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos. Isso contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir sobre todas as coisas, não só as questões políticas.

    Por isso, para Jean-Pierre Vernant (1914-2007), a razão grega é filha da pólis, e o surgimento da filosofia relaciona-se de maneira direta com o universo espiritual que então surgiu:

"O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...] A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação."


Leitura de texto sobre Democracia Ateniense

 

Aula 5

 Atividades de Fixação sobre Mito e Logos:

  1. “Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito.” Explique essa afirmação de Pierre Grimal.
  2. Por que pode-se dizer, baseado no estudo do helenista Jean-Pierre Vernant  (1914-2007), que o surgimento da filosofia foi engendrado em “praça pública”?
  3. Acredita-se ou não nele (o mito), conforme a própria vontade, mediante um ato de fé, caso pareça “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se quer acreditar. (Grimal, A mitologia grega, p. 89.)
    Reflita sobre essa afirmação, procurando relacioná-la com alguns mitos do mundo atual. Depois, compartilhe com a classe suas reflexões e descobertas e escute as de seus colegas.


Aula 6

Leitura e Atividades sobre Cultura Grega


Aula 7

OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS: A BUSCA PELA ARCHÉ DA PHYSIS

    Dentre os objetivos desses primeiros filósofos, destaca-se a construção de uma cosmologia – explicação racional e sistemática das caracte- rísticas do universo – que substituísse a antiga cosmogonia – explicação sobre a origem do universo com base nos mitos.

    Assim, com base na razão e não na mitologia, os primeiros filósofos gregos tentaram encontrar o princípio substancial ou substância pri­mordial (a arché, em grego) existente em todos os seres, a “matéria-prima” de que são feitas todas as coisas e os seres.

     Filósofos pré-socráticos e a arché que cada um propôs em suas investigações:

  • Thales -> água
  • Anaximandro -> ápeiron
  • Anaxímenes -> ar
  • Pitágoras -> os números
  • Heráclito -> devir ("o ser não é mais que o vir-a-ser"), representado pelo elemento fogo
  • Parmênides -> O Ser É, o não-ser não é.
  • Xenófanes -> terra
  • Empédocles -> Fogo, água, terra e ar, movidos pelas forças de união (amor) e desunião (ódio)
  • Anaxágoras -> Nous (mente suprema, inteligência divina) e homeomerias (partes semelhantes)
  • Demócrito -> Átomos (ser) e vazio (não-ser)


 

Aula 8

Vocabulário de palavras aprendidas neste bimestre:

Polis -> cidade-estado
Logos -> razão, palavra, verbo
Mito -> tradições orais
Ágora -> praça pública
Jônia -> costa oeste da atual Turquia (não existia Turquia)
Ásia Menor -> o continente que hoje é o país turco
Anatólia (do grego antigo Ἀνατολή, Anatolḗ — "leste" ou "erguer/nascer do sol") -> outro nome para a região continental do lado oriental do Estreito de Bósforo
Peloponeso -> atual Grégia
Magna Grécia -> atual sul da Itália
Helena ou Helênica -> nome oficial do país que conhecemos como Grécia

Arché -> princípio substancial, elementro primordial, matéria-prima
Physis -> Natureza
Cosmo -> ordem, harmonia

Caos -> desordem
Theós -> Deus

Observem o prefixo das palavras teologia, teogonia, teoria.


Aula 9

Origem da palavra filosofia

        Como falamos anteriormente, os primeiros filósofos foram chamados de fisiólogos e cosmólogos, pois eles eram naturalistas. Mas, conforme a tradição histórica, a palavra filosofia foi usada pela primeira vez por Pitágoras (c. 570-490 a.C.), quando o príncipe Leonte de Fliunte lhe perguntou sobre a fonte de sua sabedoria. Respondeu que: “sou apenas um filósofo”. Com essa resposta, pretendia esclarecer que não detinha a posse da sabedoria, assumia a posição de “amante do saber”, isto é, alguém que quer, ama e deseja o saber.
        Com o decorrer do tempo, entretanto, a palavra filosofia foi ganhando um significado mais específico, passando a designar a busca de um tipo especial de sabedoria: aquela que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional.
        Parmênides de Eleia, ao propor que o ser é e o não-ser não é, fundou a metafísica, é um campo de estudo filosófico que busca a realidade fundamental das coisas, isto é, a essência da realidade. Apesar desses primeiros questionamentos ontológicos (ontos = ser), os naturalistas continuaram suas investigações sobre a natureza, procurando a "substância primeira" de tudo o que existe. Empédocles defendeu que o ser é movido por forças contrárias, o amor e o ódio, além dos elementos físicos que comporiam todas as coisas: o fogo, a água, a terra e o ar.
        Outro pré-socrático de importância é Anaxágoras de Clazômenas, que defendeu a universalidade de uma "menta suprema" (nous) sobre todas as partes semelhantes que ocupam o espaço físico (as homeomerias).
        Mas o principal naturalista desse período cosmológico foi Demócrito de Abdera, que destacou-se na busca pela arché cunhando o termo átomo, que significa "sem-partes", "indivisível".

Aula 10

Correção das Atividades do 1º Ano.

Formulário do Teste Preparatório para a Avaliação Formativa da S.E.E./M.G. do próximo bimestre.

Atualizado em 13/04/2023

 

 

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